Você acha a ciclofaixa ruim? Imagina então uma celularfaixa?

China-faixa-abre
Acabou de ser inaugurada em Chongqing, na China, uma faixa de pedestres exclusiva pra gente mexendo no celular. É a “primeira calçada para usuários de smartphones” do país — é o que diz na placa, quase que se vangloriando do fato.

Tá, antes de qualquer coisa, vale dizer: não é em uma rua de verdade, é em um parque temático bizarro, chamado Yangren Jie (Rua Estrangeira). O parque é uma homenagem aos estrangeiros, com uma Nova Iorque em miniatura, danças exóticas da Tailândia e até um Cristo Redentor em miniatura. Um negócio muito doido.

A tal faixa de pedestres para gente mexendo no celular no parque na verdade é uma cópia de uma que já existiu em Washington, Estados Unidos. Durante um mês, rolou a “celularfaixa”, que era parte de um teste comportamento para uma série da National Geographic. Enfim, ela também não era real e faixa se mostrou ineficaz.

Apesar de uma ser em um parque e outra fazer parte de um teste, só o fato de cogitar a possibilidade de uma faixa para evitar que pessoas se trombem ao olhar para a tela do celular, mostra que, no nosso mundo atual, não seria tão bizarro ver uma implementação dessas. Ainda mais considerando que há muitos perigos em digitar enquanto andamos.

E você, o que achou da “celularfaixa“?