Apple anuncia abertura do código da linguagem de programação Swift

885x592-swift-20150608153753
A Apple aproveitou sua conferência para desenvolvedores, a WWDC, para anunciar que abrirá o código de sua linguagem de programação, a Swift. A notícia foi dada por Craig Federighi, que também falou da chegada da versão 2.0 da plataforma de criação e falou do crescimento “sem precedentes” de sua adoção por desenvolvedores.

“Nós achamos que a Swift deveria estar em todos os lugares e ser usada por todas”, disse o vice-presidente de engenharia de software da Apple. Segundo Federighi, o código da linguagem será aberto nas próximas semanas, e versões dos compiladores e das bibliotecas padrão que funcionam no Linux e no OS X chegam ainda no final deste ano.

Anunciada na WWDC do ano passado, a linguagem de programação substituiu o Objetive-C na criação de aplicativos para iOS e OS X, prometendo ser mais rápida sem ser muito diferente.

No evento deste ano, ela chega à versão 2.0, e ganha um “novo sistema de gerenciamento de erros” (que estava em falta) e “uma nova tecnologia de otimização para apps mais complexos”, de acordo com a apresentação de Federighi. O executivo mesmo não entrou muito nos detalhes, mas o slide que mencionava o Swift ainda incluía entre as novidades uma ferramenta de migração da versão 1.2 para a 2.0, um runtime e um modo de debug mais rápidos e uma redução no tempo de compilação, entre outros recursos.

Fonte: Info

,