Tecnologia do Google pode substituir touchscreen por sensores de gestos

885x592-project-soli-04-20150625114444
Uma nova tecnologia desenvolvida pela Google ATAP, divisão que cuida de Projetos de Tecnologia Avançada do Google, pode dar fim aos comandos touchscreen do seu celular ou tablet. O Project Soli pretende incorporar o controle por gestos à navegação de dispositivos móveis.

Em vez de usar câmeras ou outros sensores mais complexos, como o Kinect da Microsoft, a tecnologia por trás do Project Soli é bem mais simples. Utilizando um radar – o mesmo que rastreia veículos por GPS, por exemplo –, o sistema desenvolvido pelo Google consegue registrar até os mais delicados movimentos e traduzi-lo em comandos para o smartphone ou smartwatch.

O radar detecta movimentos em um espectro de 60 GHz, em até 60 frames por segundo. Isso significa que o Soli seria capaz de reconhecer gestos rápidos e complexos, como um estalar de dedos, e simples como o giro de um botão de volume. O sensor seria inserido em um chip do tamanho de um micro SD, o que o tornaria simples de incorporar ao hardware.

A equipe do Google ATAP é a mesma que deu os primeiros passos no desenvolvimento do Google Glass, e também a responsável pelo Project Ara, o smartphone modular do Google. A tecnologia não tem data para chegar ao mercado, mas deve estar disponível para desenvolvedores ainda este ano.

Veja um vídeo de demonstração do Soli:

, ,