Novo software suíço permite você criar seu avatar digital com algumas selfies

Pesquisadores do Instituto Federal Suíço de Tecnologia em Lausanne (EPFL) desenvolveram um software para que usuários criem seus próprios avatares digitais usando seus smartphones, e em poucos minutos. Uma vez que o avatar está pronto, os usuários podem brincar com sua “cópia digital” em tempo real, em dispositivos como celulares e laptops.

Para isso, o usuário deve primeiramente tirar selfies a partir de diferentes ângulos, mapeando pequenos detalhes do rosto, como os poros da pele e o formato do rosto. Em seguida, gravar vídeos curtos mostrando expressões faciais variadas, como sorriso, bocejo e sobrancelhas franzidas, por exemplo. Nesse ponto, a qualidade da imagem depende da câmera do aparelho utilizado.

Até agora, o processo precisa de um computador conectado ao smartphone, mas em breve a equipe do EPFL quer lançar uma versão em aplicativo para o software.

“Filmes e a maioria dos jogos de grande sucesso têm absolutamente enormes orçamentos”, disse Alexandru Ichim, um dos envolvidos no projeto, a New Scientist. “Com esse sistema, nós só precisamos de cinco ou dez minutos”. Os avatares poderiam ser usados, por exemplo, em jogos, em versões 3D do Skype e até em reuniões de realidade virtual.

Detalhes sobre a técnica poderão ser esclarecidos em breve, quando a equipe do EPFL apresentar o projeto na próxima semana, durante a Siggraph2015, uma conferência internacional de computação gráfica que acontece em Los Angeles, este ano de 9 a 13 de agosto.

Assista ao vídeo em inglês mostrando a técnica: