Como montar um planejamento de Marketing Digital para negócios

jornada-de-trabalho
O Brasil possui uma realidade assustadora quando se fala de planejamento de Marketing Digital para negócios: 47% das pequenas e médias empresas brasileiras não possuem qualquer planejamento para suas marcas.

Sem metas claras de onde sua empresa está e onde quer chegar, os resultados (e vendas!) da sua marca ficam seriamente comprometidos. Nada adianta alocar recursos em diversas mídias pagas, por exemplo, se você não definiu previamente os KPI’s a serem mensurados ou não tem uma previsão de ROI esperado.

Por isso, ter uma estratégia de Marketing Digital coesa é essencial para o sucesso online de sua marca. Confira algumas dicas de como montar um planejamento digital para negócios:

COMO MONTAR UM PLANEJAMENTO DE MARKETING DIGITAL?

1. DEFINA AONDE VOCÊ QUER CHEGAR

Primeiramente, é necessário estabelecer metas claras de onde sua marca quer estar em um determinado período de tempo. Pense: o que você deseja alcançar ao investir em Marketing Digital? Mais vendas? Mais leads? Melhorar a presença online? Trabalhar o relacionamento com seus clientes?

Após estabelecido suas metas, defina os objetivos de curto, médio e longo prazo – e não se esqueça de planejar quem de sua equipe será responsável por cada uma das tarefas planejadas.

2. CONHEÇA SEU PÚBLICO

O próximo passo é conhecer em profundidade as pessoas que você deseja alcançar, ou seja, as personas da sua empresa. Definir as personas, ou seja, montar representações semi fictícias dos seus clientes ideias, é parte essencial de qualquer estratégia de Inbound Marketing – e, é claro, para um planejamento de Marketing Digital que funcione.

Com essa definição, é possível planejar ações específicas e segmentadas para cada persona – seja com conteúdo no blog, materiais ricos, links patrocinados ou redes sociais. Por isso, é indicado que você monte suas personas antes de escolher seus canais de atuação.

3. ESCOLHA SEUS CANAIS

Após definida as personas da sua empresa, é hora de escolher os canais digitais que ela estará presente – e montar planos de ações para cada uma delas. Com base nas características dos clientes ideias de sua marca, defina:

Em quais Redes Sociais sua marca estará presente?
Como será o Blog do seu site? E o conteúdo?
Você irá criar anúncios? Em quais mídias?

4. PLANEJE UM ORÇAMENTO E COMO VOCÊ VAI MENSURÁ-LO

Agora que você já conhece suas metas e as características de seus clientes potenciais, planeje quanto de verba será investido em cada um dos canais previamente definidos.

Para fazer essa decisão, pense:

Quais canais são mais importantes para alcançar suas personas?
Qual o custo médio para anunciar nessas mídias?
Qual o retorno que você deseja obter em cada uma delas?
Quanto de verba você tem disponível?
Além disso, defina quais métricas você irá utilizar para mensurar os resultados obtidos – só assim será possível determinar se sua estratégia está obtendo sucesso ou não.

O mais indicado para o negócio é contratar uma agência especializada para realizar as ações de marketing digital, obtendo melhores resultados com menos investimento.

Entre em contato com nossa equipe no e-mail suporte@jstecnologia.com.br para obter mais detalhes de como podemos fazer seu negócio aparecer no mundo digital.