O que é e-commerce?

Ecommerce-Commandments1e-Commerce é a abreviação de electronic commerce, cuja tradução é comércio eletrônico. No sentido amplo do termo é todo o comércio realizado através de meios eletrônicos.

O e-commerce surgiu em 1970 com a EDI e EFT fazendo transferência de valores entre pessoas e empresa, mas foi com a internet que ele ganhou força e ficou disponível para todas as pessoas.

Hoje todos podem abrir o seu próprio e-commerce e passar a vender pela internet, com mais simplicidade do que abrir uma loja física para comercializar produtos.

E-commerce para todos os públicos
O e-commerce tem com um dos seus maiores diferenciais a possibilidade de atender mercados enormes bem como nichos muito específicos.

Um exemplo disso é a Amazon.com que em 2006 vendeu milhões de livros Harry Potter, mas a metade do seu faturamento veio de livros com menos de dez unidades vendidas.

Este exemplo mostra como é possível atrair uma grande quantidade de pessoas de nichos de mercado específicos através da internet. Se o público consumidor dos seus produtos é pequeno na sua cidade, isso não é problema, porque você pode vender para pessoas interessadas no seu produto em qualquer lugar.

Uma livraria física não consegue oferecer todos os livros dentro do sua limitação de espaço físico, mas na internet é possível vender uma enorme variedade de títulos.

Defina claramente um público-alvo para o seu e-commerce e esteja atento para conhecer mais seus clientes e potenciais nichos de mercado. Com esse conhecimento você poderá atender as expectativas dos clientes com maior eficácia e aproveitar as oportunidades de mercado.