Internet através de mapas

O Vox em cada matéria, fazem uma seleção de mapas que explica alguma coisa: o Império Romano, a Europa, a economia global, a guerra no Iraque, a Copa do Mundo, a internet…

Uma imagem vale por mil palavras, um infográfico vale por 1 milhão e uma porção de mapas por 1 bilhão. É impressionante quanta coisa você consegue descobrir quando mistura geolocalização com dados de gente do mundo. Dá pra perceber padrões, tendências, evoluções e, claro, perceber nuances comportamentais que antes passariam desapercebidas. No caso da internet, tem um mapinha que mostra a web em 1969 ligando apenas 4 pontos do mundo (todos nos EUA) e hoje, com mais de 2 bilhões de usuários no mundo todo.

Selecionamos alguns mapas bem legais aí embaixo, mas não deixe de clicar aqui na matéria pra ver os 40 mapas que ajudam a gente a entender de onde veio a web, como está hoje, como é usada ao redor do mundo e muito mais.

A internet em 1969
Na verdade, em 1969 nós tinhamos a ARPANET, a precursora da internet como conhecemos hoje, que era a rede mundial de computadores dos militares americanos.
internetem1969

A internet em 1984
Foi no começo dos anos 80 que a internet começou a ser “desmilitarizada” e se tornou descentralizada. Esse mapa aí embaixo mostra esse momento em que vários “servidores” foram espalhados pelos EUA formando a primeira “internet”.
internetem84

A internet em 1993
A internet ainda era dominado pelos EUA mas estava se tornando global. Esse é um mapa dao fluxo de informações da USENET, uma espécie de fórum que dominava no começo dos anos 90.
internetem1993

A internet nos anos 2000
No começo dos anos 2000 eram só 400 milhões de usuários de internet ao redor do mundo. Hoje já somos mais de 2,5 bilhões. Esse mapa aí embaixo mostra como a web chegou primeiro nos países ricos e depois chegou ao restantes dos pobres países do mundo.
web2000_2012

Quem controla os endereços IP
Pra web funcionar, cada usuário precisa de um endereço de IP (Internet Protocol) e existem 5 “empresas” no mundo todo encarregadas de fornecer esses endereços. Esse mapa mostra quem são elas e as áreas onde atuam.
ips

Pequenas ilhas fazendo fortunas
Cada lugar do mundo tem direito a uma “terminação” específica pros seus sites: “.BR” é usado pro Brasil, “.UK” pro Reino Unido, “.JP” pro Japão e assim vai. Mas tem várias micro ilhazinhas ao redor do mundo que estão “vendendo” suas terminações – que tem significados importantes – pra sites do mundo todo, tipo: .TV (da ilha de Tuvalu), .CC (usado pra coisas Creative Commons, da ilha de Cocos), .FM (da Federação da Micronésia) e assim vai. Clique no mapa pra ver ele grandão.
ilhasdominios

Países onde a internet pode ser desligada
Esse mapa mostra quais são os países no mundo que tem chance de serem “desconectados” da rede mundial de computadores, tanto por questões técnicas (poucos links com a rede), quanto por questões políticas (censura).
internet_desligada

Onde a internet é censurada?
Esse mapa mostra quais países respeitam a liberdade de expressão na internet e quais fazem algum tipo de censura ao que é postado na rede. Atenção para o Brasil que tem uma internet “parcialmente livre”… MEDO!
internetlivre

Que navegador o mundo usa pra acessar a web?
E o Internet Explorer sumindo do mapa? Chrome DO-MI-NAN-DO!
navegadores

As redes sociais mais populares
O Brasil todo pintado de roxo-Orkut até o final de 2011, quando o Facebook tirou
nossa querida rede social do mapa.
redessociais
Fonte: youPIX