Nova ferramenta de busca do Twitter pode encontrar todas as mensagens já publicadas

thumb-33920-twitter-resized
Uma nova ferramenta do Twitter, apresentada nesta terça-feira (18/11), pode encontrar todas as mensagens já publicadas no microblogue, desde que elas sejam públicas. O acervo inclui tuítes enviados desde 2006 e permite visualizar facilmente o que foi escrito logo após eventos específicos, como o terremoto do Japão, em 2011, ou a Copa do Mundo no Brasil, realizada em 2014.

“Nós criamos um serviço de pesquisa que indexa eficientemente quase um trilhão de documentos e oferece resultados com uma latência média inferior a 100 milissegundos”, de acordo com o anúncio oficial da empresa em seu blog. “Desde o primeiro tuíte, escrito há pouco mais de oito anos, dezenas de milhares de tuítes cotidianos foram transcritos, mas também os de eventos históricos.”

O novo recurso de pesquisa será oferecido a todos os usuários do Twitter nos próximos dias. Será possível, por exemplo, pesquisar uma palavra como “Bieber” e determinar a data da busca para 2009 e ver o que os adolescentes de hoje escreveram sobre o cantor à época.

Este é um recurso que já estava disponível em ferramentas de social media como o Topsy ou mesmo no Google. A diferença é que o algoritmo de pesquisa foi otimizado pelo próprio Twitter desta vez.

Segundo a empresa, mais de 260 milhões de usuários acessam o Twitter mensalmente.

,